quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vamos a la playa - Epílogo


Já faz mais de um mês que voltamos de viagem e ainda não terminei de contar as aventuras de Fabão em espírito e cia em Cancun devido a preguiça, falta de tempo, excesso de trabalho e, claro, meu incrível talento de procrastinação!!! Muita coisa o álcool já apagou... mas vou tentar fazer um resumão dos outros dia de viagem:

Os próximos dias de viagem seguimos uma rotina semelhante: eram acordados pela tia da limpeza por volta do meio dia - que a cada dia ela chegava progressivamente mais tarde, e conseqüentementeacordávamos progressivamente mais tarde ainda -, tomávamos "café da manhã" (se bem que como não era mais manha, o termo em espanhol faz muito mais sentido... desayuno)... tomávamos desayuno no Starbucks e andávamos 8kms pela praia em direção ao hotel que deveríamos ter ficado, Oasis Cancun. Todo dia a tarde um DJ toca na praia desse hotel, aí sim tem cara de Spring Break com universitários über-bêbados e com queimaduras de sol  bizarras - que os fazem integrantes não só da guanguinha dos óculos invisíveis, como também da guanguinha das regatas invisíveis, etc - e, como diria a genial série Arrested Development, Girls with Low Self-Esteem. Fabão em espírito ficava tão cansado da nossa caminhada que deitava na areia mesmo e ficava lá todo a milanesa! Clássico Fabão em espírito!!!!

A noite também era bem rotineira, normalmente jantávamos num restaurante chamado Casa Tequila. Experimentávamos algumas tequila anejo, e, pelo menos nesse restaurante, tomávamos na seguinte ordem: sal, tequila, limão... e suquinho de tomate apimentado e gelado! Sinceramente não curti beber um copinho de pomarola picante depois da tequila... A comida nesse restaurante era realmente muito boa, Suzuki não queria arriscar muito por medo das pimentas, e sempre pedia peixe na tequila. Já eu, Rogerinho e Fabão em espírito fomos mais ousados e experimentamos todos os pratos da culinária Maia (eram só quatro...), e valeu a pena! Fiquei fã da culinária Maia!

Depois íamos para alguma balada. Estava me sentindo uma cigana velha com tantas pulseiras de balada no pulso!!!! As baladas eram boas, mas todas sempre lotadas demais! E não chegavam aos pés das de Las Vegas... deixavam qualquer um entrar, com qualquer roupa... prova disso é que entravamos sem a menor dificuldade! Muito mal frequentada!!!! Outro problema eram os barmen, eles não levavam em conta o sentido da palavra "proprina" em espanhol, que significa gorjeta... eles preferiam o sentido em português, já que praticamente tínhamos que suborná-los para conseguir uma bebida, mesmo sendo "open bar". Teve uma balada que fomos, já bem fim de noite, que estava realmente uma desgraça, perdia até para qualquer Boite de estrada! Acho que aplicaram a regra dos 90 para deixar as mulheres entrarem... ou elas tinham mais de 90 anos ou mais de 90kgs! 

A volta também era bem rotineira. Voltávamos a pé e durante todo o trajeto táxis passavam buzinando para a gente! Rogerinho até comentou que estava se sentindo uma prostituta com tantos carros passando buzinando. E Fabão em espírito em toda sua genialidade disse: "Se for pra ser um prostituta, se seja a Julia Roberts em Uma Linda Mulher!". E assim voltamos para o hotel com toda classe de Pretty Woman... até que um ônibus buzinou pra gente, e voltamos a nos sentir puta barata!!!!

Um dos dias fizemos um passeio a Isla Mujeres. Infelizmente o nome não faz jus ao lugar! O nome é por que, no período Pré-Colombiano, a ilha era sagrada para a deusa lunar Ixchel, dos Maias, quando os Espanhóis chegaram à ilha no século XVI deram-lhe o nome devido às muitas figuras de culto dessa deusa na ilha. Lá fizemos snorkel e estava incluído no passeio a um lugar onde se podia tirar foto com um tubarão vivo e um projeto de tartarugas! O snorkel foi legal... mas o negócio de tubarão era ridículo, era um cercadinho num pior no mar com um tubarão dopado... fiquei com tanta pena do bichinho!!! Me lembrou aquelas cenas ridículas de novela mexicana que a vilã dá um boa noite Cinderela no mocinho e tira fotos comprometedoras com ele!!!! E o Projeto Tamar de pobres... sem comentários!!!!!

Deixamos o passeio mais legal para o último dia: Chichen-Itza. Além da visita ao centro arqueológico, a excursão tinha direito a café da manhã, cerveja, almoço e uma visita a cidadezinha de Valladolid. No café da manhã foi servido um bolinho muito gostoso de milho, e o guia comentou que o milho era muito importante pros Maias, pois eles acreditavam que o homem era feito de milho. Imediatamente Fabão em espírito soltou mais uma pérola fabonística-em-espírito: "Suzuki, o homem é feito de milho... agora já sabemos por que você é um pamonha!!!" 

O guia também explicou a origem do nome Yucatán, nome da península onde fica Chichén Itzá. Uma das possibilidades é que quando os primeiros exploradores espanhóis perguntaram como a região era chamada, os Maias responderam "Yucatan"... que significa, em Maia, "Eu não entendo o que você está dizendo."! 

Chichén Itzá, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, é uma cidade arqueológica que funcionou como centro político e econômico da civilização Maia. Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455 a.C e foi abandonada em 670 d.C. e reconstruída 3 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do nordeste de Yucátan. A arquitetura engloba uma série de estilos, incluindo os estilos do norte da península: Puuc e Chenes. Os monumentos mais conhecidos são a pirâmide de Kukulkán (também conhecida como El Castillo), o Templo de los Guerreros y de las Mil Columnas, a pirâmide Osario, Templo de Xtoloc, El Caracol, Las Monjas, e Akab Dzib. Em Chichém-Itzá existe também o maior campo de jogos de bola das civilizações meso-americanas que se têm notícia. O alvo do jogo era um pequeno arco de pedra situado à cerca de 4m de altura e de acordo com as regras do jogo, não se podia tocar na bola nem com as mãos nem com os pés, apenas com os cotovelos e joelhos e era uma partida que podia se arrastar por vários dias. E o vencido seria honrado com a morte!

Ah é! Quase ia esquecendo!!!! Fabão em espírito, com todo sua ginga de gordinho sem Natal, pegou a Charlize Theron... também em espírito!! Tá certo que ela também só estava lá em espírito mas, mesmo ela sendo fruto da minha imaginação, eu sempre levo fora dela... E o Fabão em espírito pegou!!!! Sou fã desse cara!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário