No dia seguinte bem cedinho, o Godinho ditador entra no nosso quarto gritando "Acorda, chicos!"... Não faço idéia de quem é esse tal de Francisco que o Godinho estava procurando, mas garanto que ele não estava no nosso quarto! Pior é que o Godinho resolveu procurá-lo em nosso quarto todo dia de manha!!! E esse tal de Francisco deve ser bem famoso lá na Argentina e parecer com um de nós, porque todo lugar que íamos alguém falava "Hola, chicos!"...
Na noite anterior, descobrimos que uma das nossas notas de 100 Pesos era falsa! O Alisson e o Rogério ainda estavam revoltados com o fato. É chato, claro! Revoltante? Muito! Mas é só mais uma mensalidade do Universidade da Vida! Não vou deixar de aproveitar o resto da viagem, por causa de um prejuízo R$12,50! No me!!!!
De manha fomos a Galerías Pacífico, um shopping muito bonito e caro. Em 1896 o edifício foi transformado na primeira casa para o Museo Nacional de Bellas Artes e em 1908 a empresa ferroviária britânica Buenos Aires and Pacific adquiriu parte do prédio para escritórios. O nome da empresa deriva do fato de que sua intenção era a de operar um serviço de trem que liga Buenos Aires e Valparaíso, no Chile, dando acesso ao Oceano Pacífico. A partir desse momento em diante, o edifício tornou-se conhecido como Edificio Pacífico. Em 1945 o edifício foi remodelado pelos arquitetos José Aslan e Héctor Ezcurra, e os escritórios foram separados do resto do edifício. Uma grande cúpula central foi construída e decorada com 12 afrescos dos artistas Lino Enea Spilimbergo, Berni Antonio, Juan Carlos Castagnino, Manuel Colmeiro e Urruchúa Demetrio. Em 1987, uma equipe de filmagem estava gravando no porão da Galerias Pacifico e para seu horror, tropeçou em um centro de tortura abandonado. Descobriu-se que durante a ditadura escondeu-se parte de seus desaparecidos nas entranhas do shopping, as paredes do calabouço ainda tinha as marcas desesperadas feitas por seus mortos há muito tempo presos: nomes, datas, pedidos de ajuda. Depois de ter sido abandonada por anos, o edifício foi renovado por Juan Carlos López e Associados e reaberto em 1991 como o shopping Galerías Pacífico. Quatro novos afrescos assinados por Romulo Maccio, Josefina Robirosa, Guillermo Roux e Carlos Alonso foram adicionados à cúpula. Além da galeria comercial do edifício também contém o Centro Cultural Jorge Luis Borges e Estúdio de Dança Julio Bocca.
Depois de comprar ingressos para o show de tango no Centro Cultural Borges, fomos dar uma volta na Calle Florida, uma rua comercial cheia de gente chata querendo vender casaco de couro e show de tango para turistas brasileiros! O Alisson passou em algumas lojas de celular para tentar comprar chip 3G para poder dar check-in no foursquare, e fomos para o Puerto Madero para almoçar. Puerto Madero é o antigo porto de Buenos Aires que no anos 90 foi reurbanizado e transformado em um centro empresarial e restaurantes. Um dos pontos mais conhecidos do Puerto Madero é a Puente de la Mujer, desenhada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, uma passarela de madeira que liga as duas margens de uma das quatro docas do Puerto Madero. A escultura tem uma ponta branca perpendicular com 34 metros de altura que para muitos porteños é a representação de uma mulher dançando tango (não sei da onde tiraram isso...). Outra hipótese que achei para o nome é uma série de ruas no bairro de Puerto Madero têm nomes de mulheres.
A tarde fomos a Recoleta, um clássico bairro residencial em Buenos Aires com uma arquitetura única de estilo francês e edifícios art nouveau que a tornaram uma das áreas mais elegantes e caras da cidade. Sua praça central chamada Plaza Francia, está rodeada por numerosos cafés, restaurantes e atrações turísticas e culturais tais como o Cemitério da Recoleta (Muito bonito e cheio de gatos!! PS não conseguimos achar o túmulo da Evita!), a Igreja do Pilar, o Palais de Glace e a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA). Passamos pelo Museo Nacional de Bellas Artes, a Plaza Justo José de Urquiza e a Floralis Generica (Escultura metálica situada na Plaza de las Naciones Unidas, presenteada à cidade pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano. A grande flor feita em aço inoxidável com esqueleto de alumínio pesa dezoito toneladas e atinge 23 metros de altura. Uma das características da flor é um sistema elétrico que abre automaticamente e fecha as pétalas, dependendo da hora do dia. Durante a noite a flor fecha e emana de seu interior um brilho vermelho.) Nosso último ponto na Recoleta era para ser o El Sanjuanino, uma restaurante que segundo muitos sites tem a melhor empanada de Buenos Aires. O problema foi que, no endereço indicado no Google, não existe restaurante nenhum... Os dois velhinhos que estavam no prédio onde devia ser o El Sanjuanino, nos indicaram outro restaurante... que ficava só a 13 quarteirões, e as empanadas nem eram lá essas coisas!
A noite, fomos ao show de tango no Centro Cultural Jorge Luis Borges, que realmente MUITO bom, e mesmo assim ainda dei umas cochiladas!!! E para terminar a noite fomos ao Gran Bar Danzon (http://www.granbardanzon.com.ar/) na Av. Libertad. Simplesmente excelente!!! O lugar é uma portinha escondida, quando se sobe as escadas se depara com um lounge/restaurante digno de Sex and the City!! Estava lotadíssimo, acabamos comendo na área de lounge mesmo porque não tínhamos reservado mesa! Não é barato, mas valeu muito a pena, não só pelo ambiente, a comida estava maravilhosa!!!! A nossa segunda noite acabou em grandíssimo estilo!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário