Eu sei que faz muito tempo que não posto, mas ando meio ocupado. (PS: esse post foi escrito em várias etapas...)
Edinburgh, não é que meu irmão estava certo, Edinburgh é um dos lugares mais bonitos que existe!!! (só não deixa ele saber que eu falei isso, por que ele acha que ele que descobriu Edinburgh, que seria um lugar inabitado antes dele ir para la, como se essa cidade não tivesse uns 1500 anos!) E foi um dos trechos mais legais da viagem!!!! (pra quem não sabe, Edinburgh é a capital da Escócia.)
As principais regiões da cidade são a "cidade nova" e a "cidade velha", só que a "cidade nova" é do século XVII... imagine a "cidade velha", totalmente medieval!!!!!!! Para começar ela é meio macabra, mas macabra bonitinho tipo filmes do Tim Burton! A principal rua da "cidade velha" é a Royal Mile, num dos extremos da rua se encontra o castelo de Edinburgh e no outro fica o Holyroodhouse Palace e o Parlamento Escoces. Entre a "cidade nova" e a "cidade velha" existe um parque, que antigamente era um lago, Nor Loch, onde jogavam as pessoas acusadas de bruxaria. O cidade está localizada numa região vulcanica, por isso é cheio de montes e ladeiras. Por isso também existem muitas pontes, só que as pontes estão disfarçadas no meio dos predios e quase não se ve as estruturas das pontes. E na estrutura dessas pontes existem várias câmaras que foram usadas pela população pobre ao longo da história e formam quase uma "cidade" subterranea. Que dizem que é assombrada e amaldiçoada... e eu fui lá!!!!!
Cheguei em Edinburgh na quinta a tarde. De Dublin para Edinburgh tive que fazer conexão em Londres, estava todo serelepe olhando o free-shop do aeroporto de Londres, enquanto esperava meu outro voo, quando começa a tocar o alarme de incêndio. Evacuaram a área e tivemos que ir para outra área do aeroporto. Acabou que não era nada e podemos voltar para pegar o voo.
Estava cansado e com muitas bolhas nos pés, mas quando cheguei e vi a cidade esqueci de tudo, deixei minhas coisas no hotel e fui para rua. Comecei pela Princes Street (uma das principais ruas da "cidade nova"). Fui a Nacional Gallery e depois fui caminhar pelo Princes Street Garden (aquele que era um lago), fui até a parte diretamente abaixo do castelo (o castelo fica na parte mais alta da cidade, a beira de um penhasco). Fui procurar onde tinhas os Ghost Tours, fui então para o outro lado do parque, a "cidade velha", que é estupidamente incrível!! É difícel descrever, mas se não fosse um monte de turistas tirando fotos e as lojinhas de souviner eu acharia que reealmente estava na idade média!!! Jantei uma Cottage Pie (é tipo um escondidinho escoces, cozidão de carne com cerveja gratinado com pure de batata) e fui para o meu primeiro tour de terror, o Underground City.
Esses tours são muito legais por que te leva onde turistas não iriam e contam a história da cidade com destaque aos fatos sangrentos!!! A guia contou umas histórias muito legais que dariam pelo menos uns 10 filmes de terror!!! Fomos visitar as camaras debaixo da South Brigde. A South Brigde é formada por 19 arcos, mas só é possível ver um deles, os outros 18 ficam escondidos entre os predios. E esses 18 foram subdivididos nessas camaras, são quase 120. Os locais acreditavam que a ponte era amaldiçoada, quando a ponte estava sendo contruida muitos trabalhadores morreram e a pessoa que deveria estreiar a ponte, a mulher de um importante juiz, morreu um dia antes da inauguração, e seu funeral foi acabou inaugurando a ponte. A cidade não tinha para onde crescer, por causa da muralha (Flodden Wall, que foi construída para proteger dos Ingleses, gastaram todo o dinheiro da cidade e não adiantou nada, quando os Ingleses chegaram lá nao tinha trancas nem guardas no portão. Os Ingleses entraram sem problema e massacraram a população, a muralha só serviu para não deixar os escoceses fugir! Mas um motivo pra cidade ser assombrada!!!!). Como a cidade não tinha para onde crescer, a população pobre passou a morar nas camaras debaixo da ponte. Muitas pessoas morreram lá em baixo devido a doenças e a crimes. Teve um caso também de um incendio que se alastrou pela cidade e muitas pessoas fugiram para baixo da ponte para se proteger e todo mundo morreu! E a Universidade mandou deixar os corpos lá como aviso pra nínguem habitar aquelas camaras! Ou seja, o que não falta é fantasmas para assombrar aquele lugar!!!!
O tour começou perto do Heart of Midlothian, um singelo coração no chão que marco o local onde ficava o antigo Tolbooth, que foi o centro administrativo da cidade, a prisão e o principal local de execução pública (a maioria desses tours começa por lá). A guia nos contou algumas histórias (as que eu lembrei estão no paragrafo anterior) e descemos a ponte para entrar na "cidade subterranea". O lugar é bem aguniante, escuro e tem um cheiro meio estranho. Fomos indo cada vez mais naquele labirinto de camaras (iluminadas só com a lanterna da guia e algumas velas), e a guia sempre contando historias de assassinato, massacres e lendas que acontesseram por lá. Depois de um tempo comecei a escutar um barulho meio estranho, mas algumas camaras depois consegui identificar que era heavy metal tocando em algum pub por perto! Isso estragou um pouco o clima pra mim, preferia acreditar que era algum fantasmas mesmo!
A guia também contou uma história de dois mochileiros canadences que acharam uma entrada para a "cidade subterranea" e resolveram passar a noite lá para economizar, mas quando estavam meio longe de onde entraram a lanterna deles falhou e eles perceberam que não tinham pilhas reservas; depois de muito discutir de quem seria a culpa eles começaram a escutar uns barulhos e resolveram tentar refazer o caminho de volta, depois de muitas horas perdidos eles acham a entrada mas ela está tapada. Depois de muito tempo eles foram resgatados, eles estavam em choque e com feridas de garras por todo o corpo. Isso não daria um bom filme tipo "A Bruxa de Blair"?
Outra história foi que durante um tour com umas 30 pessoas e a lanterna do guia falhou, todo mundo entrou em pânico e começou a gritar e correr; apenas uma mulher sensata ficou parada e segurou a mão da filha por que sabia que aquilo era teatrinho para assustar, só que a filha começou a segurar a mão da mulher forte demais a ponto de machucar, ela tentou soltar a mão mas não adiantou. Quando finalmente soltou a mão, a lanterna voltou a funcionar e ela viu que a filha não estava ao seu lado. Procuraram a menina e a acharam encolhida e chorando num canto isolado. Ela disse que alguma coisa a puxou e levou para lá e ela sabia que algo ruim ia acontecer por que o que a levou para lá tinha garras!!! E tanto ela quanto a mãe tinham as mesmas marcas dos canadences... e nessa hora aparece, do nada, um cara com máscara e garras, todo mundo ficou histerico (eu sabia que isso ia acontecer, mas levei susto do mesmo jeito) e alguem agarrou meu braço. Eu sei que não foi a texana bonitinha porque ela estava do outro lado com o respectivo namorado, e eu só tava perto de dois coreanos estranhos... tomara que tenha sido o monstro das garras!!!!!!!
Ainda faltam mais 2 dias de Edinburgh que vou contar em outro post, para não ficar muito cansativo...