sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ceci n'est pas une pipe

Depois de Edinburgh fui a Munich. Passei muito pouco tempo lá, nem dei tempo de tentar ressuscitar meu alemão. Mas ainda tenho planos de voltar à Alemanha, explorar bem o país e ir a Oktoberfest (que na verdade é em setembro por causa do clima). Nessa passagem pela Alemanha foi só para matar a saudade da Nanda e da Maíra. E por isso mesmo foi uma das melhores partes da viagem. Passeie pouco, fomos só ao Olympiapark (onde ocorreu as olimpíadas de 72) que fica quase em frente ao apartamento. O parque é muito bonito e a estrutura dos estádios é impressionante, ainda mais que foram construídos em 72! Mas essa parada foi essencial para o resto da viagem, eu descansei bastante e foram dois dias bem família! A Nanda é como uma irmã para mim e, apesar de ter gostado de viajar sozinho, é sempre bom rever a família!!!


De bateria recarregada fui para Brussels, também foi uma parada curta, afinal não tem muito o que fazer lá. Meu principal objetivo era ir ao Musée Magritte Museum e valeu muito a pena. Rene Magritte é um dos meus pintores favoritos (ao lado de Van Gogh e Salvador Dali) e o museu é fenomenal!!!!! Peguei um audio-guide para poder apreciar melhor os quadros e mergulhei na obra de Magritte, não conhecia nem metade de sua obra e depois de sair do museu fiquei mais fã ainda!!! O que eu mais gosto nos quadros dele é o senso de humor e o mistério, eu ficava intrigado e me divertia (sem contar emocionado, claro) a cada quadro que via! Até o que ele chamava de idiotic works, trabalho publicitário que ele fez no inicio de carreira, era genial!

Tambem fui ao The Comic Strip Museum, a Belgica é um dos principais pólos de quadrinhos do mundo: Tim Tim, Smurfs, Lucky Luke... O museu também é muito legal, principalmente a parte dos Smurfs e a exposição dos melhores grafic novels dos últimos 20 anos. Só o prédio do museu já vale a visita, é um lindíssimo prédio art-nouveau projetado pelo grande arquiteto belga Victor Horta. Resolvi almoçar no restaurante Horta que fica no museu, era um pouco caro mas estava afim de comer bem, e o ambiente era extremamente agradável. Resolvi ser light e pedi uma salada de aspargos com pato defumado, o problema foi que em cima da salada veio quase um quilo de maionese (uma das coisas que eu mais odeio no mundo)!!!!

Tirando essa maionese que estragou minha salada, todas as outras coisas que eu comi na Bélgica foram excelentes!!! Para falar a verdade a Bélgica foi o lugar onde eu comi melhor! Comi muito mulles, que é um mexilhão típico da Bélgica; me entupi de chocolate, as lojas de chocolates eram absurdas; a batata frita então, nem se fala, eles fritam a batata duas vezes (como não vi ficar bom?!) e tem mais de 50 tipos de molhos para acompanhar; e os waffles eram nojentos de gostosos, comia uns 5 por dia!!! O belga é excelente em quase tudo que faz, so não sabe fazer é publicidade: o melhor chocolate do mundo é belga, e não suíço como todo mundo fala; a melhor batata frita também é belga, e não francesa como o nome diz (french fries); e claro a cerveja... tomei até cerveja de cereja (Morte-Subite Kriek), e era muito boa apesar de parecer mais Fanta Cereja do que cerveja!!!!

Tirando essas coisas Brussels não é tão empolgante, a cidade é simpática mas não é tão interessante quanto as outras que passei! Para se ter idéia o principal ponto turístico da cidade é o Manneken Pis, que é uma estatua de 30 cm de um molequinho mijando, de vez em quando eles vestem a estatua para comemorar datas especiais, o bizarro é que esta estatua tem mais roupas que eu, são mais de 600!!! A estatua é tão adorada que fizeram mais duas estatuas “irmãs” para ele, uma menina e um cachorro, todos mijando!!! A menina, Jeanneke Pis, é simplesmente bizarra , parece que ela está fazendo número 2!!!! Mais bizarro ainda era uma loja que vendia chocolates coloridos do Manneken Pis com sabores excêntricos, quem quer comer um chocolate verde sabor maça no formato de um menino pelado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário