quarta-feira, 25 de novembro de 2009

L'Étrange Noël de monsieur Jack

Depois de tantos museus, castelos e igrejas estava ficando tão culto que nem eu estava me agüentando! Principalmente depois da overdose de museus do dia anterior! Por isso, no sábado, fui para Disneyland Resort Paris, e era exatamente o que eu estava precisando!!!
Coincidentemente era 31 de outubro, também conhecido como Halloween, e estava tendo a festa de Halloween da Disney. Os parques estavam todos decorados com abóboras, esqueletos e bruxas; ficaram abertos até a uma da manha e estava lotado!!!! Muito cheio mesmo!!!!! Peguei fila de uma hora e meia!!
Os parques são bem legais, mas não chegam aos pés dos de Orlando, apesar de ter muitos brinquedos iguais. O mais engraçado é que todo mundo estava fantasiado, tinha bruxas, assassinos do Pânico e coisas mais elaboradas como Jedis, Princesas Leia (com direito a penteado de cinnamon roll) e, estranhamente, muitas noivas (acho que os franceses têm medo de casamento)!!! Vi uma das cenas mais inusitadas da viagem, no final da noite começou a tocar músicas do Michael Jackson, e quando tocou Thriller, um grupo de pessoas começou a fazer a coreografia, mas ao invés de zumbis eram Jedis!! Até o Darth Vader estava lá dançando!!!!!
No dia seguinte estava chovendo muito então fui me abrigar no Centre Pompidou onde fica o Musée national d'art moderne. O problema é que estava chovendo e era o primeiro domingo do mês, dia em que os museus de Paris são de graça! Se você achou muito passar uma hora e meia na fila para uma montanha russa, passei quase o mesmo tempo na fila para entrar no Musée national d'art moderne, na chuva!!! Mas valeu muita a pena, o Centre Pompidou é incrível, com certeza um dos lugares que eu mais gostei de Paris, o prédio parece estar do avesso e tem uma vista fantástica. Isso sem contar no Musée national d'art moderne!!! Umas das coisas mais interessantes que achei no museu foi o destaque dado a artistas mulheres, já que apenas 3% das obras de arte exposta nos museus são de mulheres! Tinha planejado ir visitar a Ritinha nesse dia, mas acabei perdendo a noção do tempo e não consegui (ela mora em Lannion, que não é tão perto de Paris como imaginava).
O resto dos meus dias foi bem turístico, fui a Tour Eiffel (pela terceira vez, mas ainda vale a pena, ainda mais que dessa vez fui de noite), Les Invalides, Jardin du Luxembourg, Quartier Latin, Hôtel de ville, La cathédrale Notre-Dame, La basilique du Sacré-Coeur, La Défense, fiz compras na Galeries Lafayette, tomei muita chuva e fiquei sentado nos cafes observando sócias de Isabelle Adjani, Sophie Marceau e Carla Bruni (as mulheres francesas são lindíssimas e muito charmosas!).
Apesar de já ter ido a cathédrale Notre-Dame as outras duas vezes que estive em Paris, essa foi a primeira vez que subi nas torres; são 400 degraus numa escada apertadinha e baixa, não tem como não chegar lá em cima corcunda e a única coisa mais impressionante que a vista (pra mim a melhor de Paris) são os gárgulas! Essa também foi a primeira vez que fui a Montmartre: a basilique du Sacré-Coeur é lindíssima e o Moulin Rouge não é tão bonito quanto no filme (e infelizmente não tinha nenhuma Nicole Kidman!). Também não conhecia La Défense, parte moderna da cidade, e adorei; acho fantástico o contraste do moderno do Grande Arche de la Défense com o Arc de Triomphe, parece uma viajem no tempo, mas fiquei um pouco decepcionado com a vista do topo do Grande Arche de la Défense, os prédios em volta são alto demais!!!!
Só ainda não consegui descobrir por que o meu "francês" é tão germânico!!! Sempre que ia falar coisas básicas em francês acabava as falando em alemão!!!! Ao invés de "oui" saia "ja", e sempre que ia falar "trois" falava "drei"!!! (PS não bebi o suficiente para falar "Voulez Vous Coucher Avec Moi")

Nenhum comentário:

Postar um comentário