sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Le fabuleux destin d'Johnny Diniz

Paris! Não sou tão fã de Paris assim! Não me entenda mal, Paris é uma cidade muito bonita, mas não rola uma química com a cidade!!! Talvez seja por motivos lingüísticos, como não falo francês e os franceses não falam nem inglês nem português não consigo ficar tão à vontade na cidade (como fico em Londres, por exemplo! Em Londres eu me sinto um londrino!!!!) Ou talvez seja por que Paris é overrated mesmo!!! E eu não sou tão fútil assim a ponto de gostar de uma cidade só por ela ser muito bonita!
Cheguei a Paris bem cedo. Meu hotel ficava perto da Gare du Nord, estação de trem que eu desembarcava, então tive a infeliz idéia de ir andando até o hotel!!! O hotel era realmente bem perto, mas os quase 40 kgs de bagagem (25 da mochila) fizeram parecer muito mais longe!!! A cada passo, eu me arrependia da compras que tinha feito em Londres, mas depois que cheguei no hotel e tirei a mochila das costas voltei a amar minhas compras tão bem realizadas!!!
Como ainda era cedo demais para fazer check-in deixei minha bagagem no hotel e foi ao Banco do Brasil para desbloquear o netbook que tinha comprado, afinal se não pagasse as contas dos cartões ia ficar sem limite disponível para gastar!!!! O endereço que tinha visto na internet era na Avenue Grande Armée, que fica logo depois do Arc de Triomphe. Desci no inicio da Champs-Élysées e fui andado até lá. Logo no inicio da Champs-Élysées estava tendo uma exposição com as melhores capas da Vogue, algumas bem interessantes, como uma de 1928!!! Eu não fazia idéia que essa revista era tão velha!!!! Fui andando vendo cada loja mais fantástica que a outra, parei no McDonalds para comer uns macarrons (até o McDonalds de lá vende macarrons!!!!!), e quando cheguei no endereço achei uma loja de motos e um restaurante! Mais tarde descobri que o Banco do Brasil na verdade ficava na Avenue Kleber, uma outra rua radial ao Arc de Triomphe. E um pouquinho mais tarde descobri que não adiantou nada ter procurado o Banco do Brasil, por que, só se pode desbloquear um computador no exterior pelo telefone. No final das contas consegui pagar minhas contas e fazer muitas novas!!!!
Acabada minha epopéia, foi ao Musée d'Orsay, sem sombras de dúvida o melhor lugar de Paris!!!! O museu fica numa antiga estação ferroviária muito bonita e abrange obras de 1800 até 1900. (obras anteriores a esse período ficam no Musée du Louvre e posteriores no Musée National d'Art Moderne) O museu abriga obras de Cézanne, Degas (não gosto muito não, ele só pinta bailarinas, e bailarinas freak me out!!!), Eugène Delacroix, Gaudí, Gustav Klimt, Manet, Matisse, Monet, Renoir, Rodin, Toulouse-Lautrec (aquele “anão” do Moulin Rouge), Whistler e o melhor de todos: Van Gogh!!! Tinha uma sala só de Van Gogh, simplesmente incrivelmente fantástico e impossível de descrever a emoção de ver um quadro de Van Gogh!!!


Infelizmente o museu fechou e tive que ir embora. Aproveitei que era dia do Musée du Louvre ficar aberto até mais tarde e estava perto dele! EU ODEIO O LOUVRE!!!! É extremamente frustrante!!! É muito grande, cheio, labiríntico e cheio de turistas burros procurando a traveca risonha da Monalisa!!! É a terceira vez que vou lá, passei quatro horas e ainda não consegui ver tudo!!! Eu queria ver tudo, mas é impossível por que para ver tudo ia levar anos!!! E começa a ficar repetitivo todos aqueles pintores renascentistas com temática religiosa, então você fica cansado e mal humorado e resolve ir embora, mas não acha a saída, daí você se perde na sessão egípcia, então você vê umas esculturas nos jardins e acha que achou a saída mas na verdade só achou os jardins internos de esculturas... Eu odeio o Louvre!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário