sexta-feira, 7 de maio de 2010

The Nightmare Project - Parte 4: A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master


Reassisti esse filme segunda, mas só hoje tive tempo de postar! Estava preparando meu novo projeto, ainda não posso dizer, mas vai ser MUITO legal (pelo menos pra mim!!!)!!!!

Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master é o filme do Freddy que mais assisti depois do terceiro. Quando era criança eu adorava esse filme! Eu adorava os efeitos, as mortes bizarras, as piadinhas de Freddy e não ligava nem um pouco que, para proporcionar essas coisas que eu adorava, eles negligenciaram a história e o elenco! Mas eu cresci...

Esse foi o filme mais caro de Freddy, e também o que mais faturou (com exceção dos dois últimos, Freddy vs. Jason e o novo Nightmare on Elm Street, mas não dá para comparar a indústria do cinema atual com a dos anos 80!)! Esse filme, de 1988, também é, até agora, o mais representativo da época em que foi feito! Quando se vê o filme, é de imediato a identificação do final dos anos 80, não só pelos cabelos e roupas, mas pelos gostos da época! A presença da MTV é marcante, seja literalmente mostrando a MTV nas únicas cenas em que aparecem uma TV (nos outros filmes as TVs só passavam filmes de terror), seja na presença maciça de música durante todo o filme (nos 10 primeiros minutos de filme chegam a tocar três músicas diferentes)! A presença da música é tão intensa que uma das personagens mais importantes, Kristen Parker (uma das sobreviventes do filme anterior e tinha sido interpretada por Patricia Arquette), é interpretada agora por uma cantora, Tuesday Knight, que também canta a música dos créditos iniciais do filme (Nightmare, que acho até legalzinha – talvez por que inconscientemente me lembram minha infância)! Outra marca do final dos anos 80 são artes marciais, não sei se vocês lembram mas nessa época Van Damme era famoso, e não faltavam filmes com dragão no nome e americanos ninjas que com uma hora de treinamento conseguiam meter porrada em todos os orientais que tinham treinado a vida toda! (lembram do CLÁSSICO O Último Dragão? O filme mais hilário da história!) Então, uma das vítimas de Freddy nesse filme luta uma arte marcial não identificada, com direito a clipe treinando e “banzai” no final (?????)! (segundo o Google, “banzai” pode significar 10 mil anos, ou pode ser um tipo de ataque suicida feito por pilotos japoneses na Segunda Guerra Mundial ou um nome muito usado para restaurantes japoneses!)

O filme começa com um pesadelo bem legal com Kristen na casa de Freddy! Mas é um pesadelo Freddy-less, mesmo assim Kristen acaba chamando Kincaid e Joey, os dois outros sobreviventes do terceiro filme. Ela tem certeza que Freddy vai voltar a atacar, mas eles não acreditam, mesmo depois de Kristen ter acordado sangrando por ter sido mordida pelo cachorro de Kincaid no sonho.

Depois somos apresentados a uma serie de personagens sem graça, que parecem mais um comercial da Benetton adicionados de estereótipos adolescentes: Rick, namorado de Kristen e lutador de sabe-se lá de que; sua irmã Alice, que vive sonhando acordada (fato totalmente desnecessário, isso era para parecer que ela é uma especialista em sonho? Por sonhar acordada?!); Alice é apaixonada por Dan, o atleta bonitão; além deles ainda temos Sheila, a nerd afro-descendente que tem asma, e Debbie, a viciada em malhação que odeia insetos. Rick e Alice têm problemas com o pai alcoólatra! Num dos sonhos acordados de Alice ela o enfrenta, numa cena ridícula e desnecessária que só serve para evidenciar a falta de talento!

Por falar em pais, se você reparar bem quase todos os pais dos filmes Nightmare on Elm Street são divorciados! O divórcio acabou se tornando uma característica da família americana nos anos 80, e por isso muitos críticos associam Freddy Krueger a uma metáfora do mal que essa nova estrutura familiar causa nos filhos. Freddy ainda pode significar a morte do sonho americano, que no filme, literalmente, virou um pesadelo! Além dessas, Freddy ainda pode ser encarado como uma metáfora naturalista, o excesso de zelo ao proteger os filhos (eles mataram Freddy para proteger seus filhos) acabou os deixando mais vulneráveis! Não falei que Freddy Krueger era uma criação genial, quantas metáforas podem ser associadas ao Jason?!

Voltando ao filme... Kincaid sonho com o ferro velho onde Freddy foi enterrado, seu cachorro - que ironicamente se chama Jason - mija fogo (!!!), o chão se abre e Freddy começa a se reconstruir. Os efeitos dessa cena são bem legais, mas a morte em si do Kincaid foi bem sem graça! (mas com Freddy já bem afiado: Kincaid: I'll see you in hell. / Freddy Krueger: Tell 'em Freddy sent ya.)

Joey é o próximo, e Freddy novamente se aproveita do fato dele estar sempre no cio! Ele está dormindo e seu colchão d’água (!!!) começa a mexer, quando puxa o lençol vê uma linda modelo seminua nadando dentro de seu colchão, ela mergulha e Freddy aparece (How's this for a wet dream?) e afoga Joey em seu colchão d’água! Mais uma morte clássica: criativa, sarcástica e com nudez gratuita!

No dia seguinte Kristen vai à escola, vê que os dois não estão e imediatamente percebe que eles estão mortos! Passa mal e é tratada por Robert Englund vestido de enfermeira! Ela conta para Rick e Alice a história de Freddy, e claro eles acham que ela está louca! No jantar, sua mãe acaba sedando ela (ela não percebeu que a água estava turva e com gosto?!) e antes de adormecer ela procura por algo no quarto, revira as gavetas e o armário e finalmente pega o telefone (será que ela estava procurando o telefone nas gavetas e no armário?!); não consegue ligar para ninguém e tenta usar a dica de Alice de pensar num lugar bom antes de dormir. A dica aparentemente dá certo e ela aparece numa praia, mas não sei por que ela pensou na praia mais feia do mundo! Apesar de que não deu tão certo assim... a luva de Freddy em formato de barbatana aparece no mar e vai em direção a Kristen, ela corre e acaba caindo numa areia movediça. Freddy (de óculos escuros) pisa na cabeça dela para terminar de afundar!!!! (ele é muito legal) Kristen cai dentro da casa e Freddy, inteligentemente, sabendo que ela é a última filha da rua Elm (sempre tive a curiosidade de saber o que aconteceria com Freddy quando ele matasse todos os filhos da rua Elm, será que ele morre?!), faz com que ela use seu poder de chamar pessoas para os sonhos para trazer Alice. E na tentativa de salvar Alice, Kristen acaba morrendo e passa o poder para ela! (?!?!?!) Agora Freddy precisa de Alice para continuar matando!!!!

Sheila reclama que não consegui dormir, wait for it... , não, não por causa de pesadelos, mas por que ela tinha prova de física! Como assim a amiga deles acaba de morrer e eles não conseguem dispensa de uma prova de física?! Além disso, ela disse que ficou acordada para construir um dispositivo espanta inseto para Debbie!!!! (!?!?!?!?!??!) Sheila e Alice acabam dormindo durante a prova e Freddy aparece para dar o beijo da morte em Sheila! E o poder dela também passa para Alice, o problema que o poder dela aparentemente é falar Mind over matter!

O próximo é Rick! A morte dele é ridícula! Ele lutando com um Freddy invisível! Tirando Freddy sacaneando com ele (A true warrior needs no eyes. / Ninja warriors have calm.) a morte dele não serve de nada!

Alice combina com Dan de ir para casa de Debbie para fazer um plano de ataque a Freddy. Só que o pai dela não a deixa sair de casa. Quando ela finalmente consegue fugir, chega ao ponto onde ia encontrar Dan, mas ela não está mais lá! Então ela vai ao cinema!!!!! É uma atitude tão sem sentido que é obvio que ela está sonhando! No cinema, ela é sugada para dentro da tela (A Rosa Púrpura do Cairo invertido!) e encontra Freddy no dinner onde ela trabalha comendo pizza. Só que a pizza é de meatballs-cabeças-de-vítimas-de-Freddy! (Mmm... Rick, you little meatball. I love soul food.)!!! Alice acaba entregando Debbie para Freddy e acorda!

Alice ainda tenta salvar Debbie, mas ela acaba presa numa cena repetida, tipo Feitiço do Tempo! E ainda bem que Alice não conseguiu!!! A morte de Debbie é uma das mais clássicas, nojentas e infames!!!! Freddy transforma Debbie numa barata! Vocês conhecem algum outro monstro ou serial killer que mata alguém fazendo citação a Kafka?!

No final Alice tira suas roupas de mórmons, pega um elemento de cada personagem que morreu e vai enfrentar Freddy. A batalha final se passa numa igreja, não sei por que, e não é lá essas coisas! Ela se lembra de uma cantiga infantil (Now I lay me down to sleep. The Master of Dreams my soul will keep. In the reflection by my side... Evil will see itself, and it shall die!) e faz Freddy ver seu próprio reflexo e isso o mata!!! Não faz sentido nenhum, mas pelo menos não é aquela psicologia barata dos dois primeiros filmes e parece definitivo (sabemos que não é, mas pelo menos parece!)!

Esse filme não é dos melhores, mas é bem divertido!!! Os efeitos são muito bons, talvez os melhores da série! Freddy ainda tem umas tiradas muito boas, apesar de algumas bem previsíveis! E só a morte da Debbie já compensa por todos os defeitos do filme!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário