domingo, 16 de maio de 2010

The Nightmare Project - Parte 9 (!?!): A Nightmare on Elm Street (2010)


Quinta fui ver o novo Nightmare on Elm Street com o Alisson e o Nakinha. Como o filme é um reboot do original, e por isso mesmo independente do resto da série, posso comentá-lo agora apesar de ser o último! O filme é bom. Não é o melhor da série, mas também está longe de ser o pior. E concordo com a maioria das criticas: o filme é meio desnecessário! É simplesmente a mesma história, com pequenas modificações, e com efeitos melhores! Porém, o novo filme não consegue o impacto e o suspense do original! Pelo menos eles acertaram e não fizeram um final psicologia vença-seus-medos de livro de auto-ajuda como no primeiro! Mas se sabe que não vai conseguir fazer um filme tão bom como o original, para que fazer? Só para deixar um visual mais moderno?

E esse visual mais moderno que me incomodou um pouco! Os personagens são todos meio emo!!!! Como vou ter um mínimo de simpatia pelos personagens se eles são emos?!?!?! Como não torcer pelo Freddy, se a nova Nancy é uma copia ainda mais sem graça da Bella de Crepúsculo?!?!?! E até questiono o gosto de Freddy, Nancy era a favorita dele?!?! E não a Kris?!?!? Tá certo ele era pedófilo (nesse filme), o gosto dele tem que ser totalmente bizarro!!!!!

Por falar em pedofilia, isso é outra coisa que me deixou em cima do muro. O Freddy nesse filme é pedófilo. Isso realmente deixa o filme mais atual. Além disso, muda um pouco a relação de Freddy com suas vítimas. Freddy trabalhava numa escola e abusou das crianças, por isso os pais colocaram fogo nele. Nesse filme a morte de Freddy foi uma medita punitiva e vingativa; enquanto no original era mais uma medida preventiva, o mataram por medo de ele matar as crianças. No remake, as crianças foram vitimas do Freddy enquanto ele estava vivo, e também por causa, diretamente, delas que ele foi morto, ele está se vingando dos filhos da rua Elm e não dos pais! Freddy conhecia as vítimas antes de elas começarem a sonhar com ele, diferentemente do original, ele não se alimenta mais só do medo delas, se alimenta também das memórias reprimidas. O que é bem interessante, pois explica o porquê só naquele momento eles começaram a sonhar com o Freddy. Nenhum dos personagens se lembram de sido abusado, e nem se terem feito jardim de infância juntos. Só depois da morte de um deles, que fica entendido que começou a sonhar com o Freddy depois de fazer terapia, é que os outros começam a sonhar com ele e descobrem o passado que seus pais tentaram esconder!
Mas ainda não aceitei muito a idéia de um Freddy pedófilo! Ser um assassino de criança não é mais assustador?!

Mais um problema com a modernidade: é muito mais fácil ficar acordado hoje em dia! Nos anos 80 eles só podiam contar com café e coca-cola, hoje em dia temos um exército de combatentes de sono, de drogas a Red Bull e um Starbucks a cada esquina! E isso deu possibilidade a uma idéia legal. Eles passaram a ficar tanto tempo acordados que passaram a dar micro-dormidas e que ainda pode levar ao coma, ou seja, sono eterno! E o Freddy sabe disso! Ele continua inteligente!

Outra coisa que eu achei um pouco estranha nesse filme é a atitude dos pais. No original eles aparentam uma certa culpa por ter matado alguém, a maioria é separada, infeliz, bêbados, como se essa culpa, mesmo que para proteger os filhos, fosse demais para agüentar. E estranhamente, mesmo depois de ato de extrema proteção aos filhos, eles são ausentes! O novo é exatamente o contrário, os pais estão sempre atrás dos filhos e não aparentam nenhum remorso! Mas esse excesso de proteção não é muito crível! É uma relação meio estranha, eles estão sempre protegendo os filhos, mas não estranham o fato de todos os envolvidos naquele evento estão morrendo!

O maior problema para mim nesse filme é o Freddy! MUDARAM O ATOR! Jackie Earle Haley é um excelente ator, mas ele não é o Freddy Krueger! Freddy Krueger sempre será Robert Englund! E a maquiagem dele está meio estranha, não gostei muito!

Os pesadelos e as mortes são até legais, mas não muito inspirados. A primeira morte com o carinha tentando não enfiar a faca no pescoço na frente de todo mundo é legalzinha! (que faca é aquela!?!?! Ginzu!?!?!) A morte da Kris é muito bem feita, mas a da Tina era muito mais desesperadora. A morte na cadeia foi a única melhor que a original, mas só por que ela era bem sem graça (Freddy matava Rod enforcado com o lençol), principalmente pelo sadismo do Freddy (“The brain keeps working for seven minutes after the body dies. I still have six minutes left to play with you.”)! E algumas cenas se repetem do original – a cena da banheira, a cena do Freddy saindo da parede, a morte da Kris (Tina no outro filme) – mas sem a mesma graça!

Mas o final se salva. O pesadelo final de Nancy é a melhor cena do filme! A cena em que o chão do corredor vira sangue e ela cai vestida de menininha em sua cama é muito legal, apesar de fazer referência a cenas de três filmes da serie! E eles fazem o que a Nancy original devia ter feito quando o trouxe para o mundo real: matá-lo! (agora por que a escola ficava tão longe?!)

Um comentário:

  1. O melhor de tudo foi o Nakinha morrendo de sono no cinema e tava com medo de dormir!!
    KKKKK

    Unica vez que eu não vi o nakinha cochilando, tomou 3 cafés

    ResponderExcluir