terça-feira, 25 de maio de 2010

NY, NY

Quarta-feira passada, dia 19, foi meu aniversário. Fiz 29 anos. Me dei de presente uma viagem para New York! Vim na doida mesmo. Decidi uma semana antes, tirei uns dias de folga no trabalho e vim! Precisava ver se era Londres ou NY a melhor cidade do mundo!!!

Sai de Brasília na quarta-feira mesmo, e como era meu aniversário chorei para a mulher do check-in para ela fazer um upgrade da minha passagem para a primeira classe. Ela até que tentou, ou pelo menos fingiu que tentou, mas a primeira classe já estava lotada! Pelo menos ela conseguiu me colocar na primeira classe do voo para São Paulo, e eu nem sabia que tinha primeira classe em voos domésticos! E o assento é infinitamente mais confortável e espaçoso!!!!

Cheguei a NY, deixei minha mochila no hotel junto com as onze caixas de encomendas que estavam me esperando na recepção do hotel. O carinha da recepção até reclamou que o gerente já estava xaropando por causa da quantidade de caixas!

O problema de uma cidade como NY, que tem tanta coisa para se fazer e ver, é que você nunca sabe por onde começar! No meu caso foi um pouco mais fácil, tinha que ir para Times Square pegar meu NY Pass. No caminho parei para comprar um café e um cinnamon stick fui comendo e caminhando. Quando vi já estava na Quinta Avenida em frente a Tiffany & Co. Estava tomando Breakfast at Tiffany's!!! (Tiffany não é um restaurante, é aquela joalheria mesmo! Quem viu o filme – que no Brasil foi chamado de Bonequinha de Luxo, e apesar de ser um filme de mulherzinha é muito bom – sabe que Audrey Hepburn gostava de tomar café da manha vendo a vitrine da loja. Infelizmente não encontrei nenhuma Audrey Hepburn, que era muito gata, mas essa é umas das coisas legais em NY, você está constantemente num cenário de um filme!)

Times Square estava bem diferente do que me lembrava. Está muito mais iluminada! Os letreiros antigos eram estáticos, como o Conjunto Nacional numa escala muito maior; agora são um monte de telões de alta definição passando trailers, propagandas, notícias, final de Lost, etc. Pode-se passar o dia todo lá e não ver tudo! É possivelmente o quarteirão mais visualmente poluído do mundo! Além disso, Times Square agora está fechada para carros e tem varias mesinhas e cadeiras, como se fosse uma praça. As pessoas ficam sentadas tentando absorver tanta informação! E é incrível a quantidade de pessoas lá!! A qualquer hora do dia. Passei por lá às 2 da manhã e estava lotada!!!! É tanta gente, de tantas partes do mundo, falando tantas línguas diferentes que faz se sentir no centro do mundo! E tem cada coisa bizarra: gente vendendo camisinhas do Obama (!?!?), pessoas oferecendo free hugs, carinha pedindo dinheiro para poder comprar maconha, loucos prevendo o fim do mundo, etc!

É inacreditável também a capacidade que os americanos têm em vender coisas! Tem uma loja de M&Ms, e a loja tem três andares! Vende de tudo, desde camisetas a roupa de cachorros, tudo com o tema M&M. E claro, também vende M&M, pode-se até escolher a cor! Pior que a loja em um cheiro absurdo de chocolate! Dá uma vontade de comer M&M...

Depois fui ao Rockefeller Center, conjunto de prédios que é sede da GE e da NBC. E onde se passa minha comédia favorita: 30 Rock (que significa número 30 da Rockefeller Plaza)! Subi até The Top Of The Rock, observatório que fica no alto do prédio da GE, e a vista é fantástica!!!! A arquitetura de NY é lindíssima!!! O único problema era que não dava para ver direito o prédio mais bonito do mundo: Chrysler Building. Mas não tem problema eu o vejo todo dia quando saio ou volto para o hotel!

A caminho de volta ao hotel passei novamente pela Quinta Avenida. Comprei algumas coisas inclusive o que eu vou chamar de “símbolo que eu sou otário” ou “protesto conta as vendedoras gostosas que te convencem a comprar coisas que você não precisa”! Primeiro foi uma daquelas pulseiras amarelas da Nike que a caixa gatinha da Nike me convenceu a comprar. Até ai não tem problema, pelo menos estou ajudando uma campanha contra o câncer! Depois fui a Abercrombie and Fitch, e a vendedora mais maravilhosa do mundo flertou comigo só para me vender um bracelet! O dialogo foi mais ou menos assim:

Vendedora vadia e sem coração: - Vai levar mais alguma coisa?
Turista otário: - Só isso mesmo.
Vendedora vadia e sem coração: - O que você vai fazer hoje à noite? Porque você não leva também esse bracelet, está em promoção! Wowww, ficou demais em vc!!!!
Turista otário: - Não sei ainda o que vou fazer hoje! Claro, vou levar sim!
Vendedora vadia e sem coração: - É NY, você acha o que fazer... Próximo!!!!

No final das contas eu até gostei, meu braço direito sempre teve ciúme do esquerdo por causa do relógio!

À noite fui até o Empire State Building, ter uma visão geral da cidade iluminada! O único problema é que o Empire State Building é muito famoso e por isso mesmo a fila para subir estava absurda. E olha que já eram 11 hrs da noite! Esse é o problema de vir para NY no verão, a cidade está cheia demais!!!! A fila era tipo a fila da Disney, quando você acha que vai entrar você descobre que tem outra fila cheia de zigue-zague! Levei quase uma hora para sobir, mas a vista vale cada minuto!!!! Já era tarde e estava muito casado da viagem e voltei para o hotel, mas claro que passei num pub perto do hotel antes!!!!

Na sexta-feira, fui ao MOMA, The Museum of moderm art. E é fantástico!!!!! Van Goghs, Magrittes, Dalis, Picasos... Passei quase meia hora hipnotizado pelo The Starry Night do Von Gogh, com certeza o quadro mais bonito do mundo!!! Tinha também uma exposição muito legal sobre o Picaso, mostrando a transformação de um quadro normal em um quadro cubista! Outra exposição muito interessante era a proposta de cinco arquitetos para repovoar as cinco áreas de NY que seriam inundadas com o aquecimento global! E claro, como todo museu, o MOMA tem muita besteira! Tinha uma “artista” fazendo o maior staring contest do mundo.

Segui novamente para o 30 Rock para fazer um tour pela NBC. Passamos por vários estúdios da NBC, inclusive o de Saturday Night Life! Os estúdios são muito legais! (E o nosso guia era igualzinho ao Jacob de Lost!)

À noite fui ver American Idiot, a peça da Broadway baseada no disco do Green Day. É MUITO BOA! Foi indicada ao Tony de melhor musical, e se não ganhar vai ser muito injusto! E com certeza vai perder! É uma peça que crítica os EUA, fala de guerra e drogas e toca músicas de uma banda punk! Mas pensando bem Rent ganhou o Tony em 96 falando de AIDS, drogas e homossexualismo! E American Idiot é quase uma atualização de Rent, é sobre a falta de rumo do jovem nos anos 2000!

Sábado fui almoçar no Serendipty 3, aquele restaurante que tem o Sunday de 1000 dólares! (claro que não ia pedir esse Sunday!) Mas cheguei lá por volta das 11:30 da manhã e já tinha uma fila absurda na porta! Resolvi comer lá outro dia!

Dei uma volta na Dylan’s Candy Bar, uma loja de três andares só de doce! Fui à Bloomingdales e almocei no restaurante de hambúrguer gourmet Flip. Uma gordinha coreana sentou do meu lado e ela não parava de falar da copa!! Por falar na copa, todas as lojas de esporte estão dando destaque gigantesco a copa e ao Brasil. E não são só as lojas de esporte, lojas como a Ralph Lauren e a Hugo Boss lançaram linhas especiais sobre a copa. E por toda a cidade tem outdoors e cartazes da ESPN fazendo propaganda da copa. (Se você estava curioso o McDonalds daqui não tem os sanduiches da copa, mas tem o nuggets do Shreck!).

Voltei a Quinta Avenida, passei pela loja da Apple, que é muito bonita, e pala FAO Schwarz (aquela loja de brinquedos de Quero Ser Grande e Esqueceram de Mim) e cheguei bem na hora do show de piano! Segui pelo Central Park e depois fui a Guggenheim Museum. E a noite fui a um show de stand-up comedy na Broadway.

Depois do show fui procurar uma balada. Mas todas que pareciam ser boas, eram boas demais para eu poder entrar. Não estava vestido como um personagem de Gossip Girl nem tinha dinheiro que eles tinham. O guia de viagem mesmo tinha comentários como “se você passar pela porta” e “se te deixarem entrar” em quase todos os night clubs. Continuei procurando e cheguei ao Chelsea Pier. Não sei bem se aquilo era um bar ou uma balada ao céu aberto, mas era um dos lugares mais legais que eu já fui! Era um píer com vários bares e DJ e varias mesinha, e dois barcos!

O resto eu conto depois...

5 comentários:

  1. João, você foi ENGANADO, haeuaehuaheuae. A vendedora fez isso com você por que a Abercrombie & Fitch tomou um prejuízo líquido de US$ 11.828 milhões no primeiro trimestre, encerrado em 1 de maio, e no mesmo período fiscal do ano passado, ela amargou um prejuízo de US$ 59.239 milhões. Isso é, ela só tem tomado prejuízo, então tem que apelar pra vender.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Pelo visto está aproveitando muito. Divirta-se no seu último dia aí.

    ResponderExcluir
  3. JP... volta na loja, pede pra ver um bocado de coisas... enrola ela uns 40 minutos, depois vai embora e diz que não se agradou de nada na loja... hehehe

    ResponderExcluir
  4. Bom demais, ano que vem vamos repetir tudo! Heheheh...

    ResponderExcluir
  5. Onze... me senti um onze avos culpado disso! :P

    ResponderExcluir