sábado, 29 de maio de 2010

NY, NY - Apêndice 1 - The Starry Night


No último post já estava com preguiça de escrever e não falei o suficiente sobre algumas coisas. Uma delas é The Starry Night do Van Gogh. Vou tentar explicar porque gosto tanto desse quadro, o que é um pouco difícil. Afinal arte é subjetivo, é como se eu tentasse explicar porque eu gosto de morango e não gosto de manga! Eu simplesmente gosto!!!!

Van Gogh pintou esse quadro quando estava no sanatório, essa é a vista de seu quarto a noite. O quadro não mostra a vista propriamente, e sim a visão que o artista tinha daquela vista! E é isso que eu considero arte, conseguir enxergar a realidade através da perspectiva de outra pessoa! Eu e meu irmão temos muitas discussões a esse respeito, ele prefere a perfeição dos quadros clássicos. Já eu, prefiro a criatividade da realidade distorcida da arte moderna!


Outra coisa que eu admiro nesse quadro é a qualidade paradoxal dele. O quadro é estático, mas eu tenho uma sensação de movimento incrível, que eu só percebi nos quadros de Van Gogh! É um quadro vivo. É como se desse para ver o vento e os ciprestes balançando. Isso graças ao estilo de pincelada de Van Gogh, elas seguem uma direção. E essas pinceladas são grossas, pesadas; mas mesmo assim o quadro é leve, quase delicado! E apesar de ser quase monocromático, quase todo em tons de azul; eu acho esse quadro extremamente colorido!!!!

Eu sei que isso tudo é muito viadagem, mas não é qualquer quadro que desperta tanta viadagem! A traveco sorridente do Da Vince, só me causa tédio...

---------------------------------------------------
Outra coisa que esqueci de mencionar sobre o MOMA foi uma série de fotografias fantásticas chamada From Here I Saw What Happened and I Cried. É uma série de fotografias representando o que o negro americano se tornou. É formada por duas fotografias em tons de azul de uma rainha africana estrito From Here I Saw What Happened em uma, e ...and I Cried na outra. E entre essas duas fotografias tem dez fotografias em vermelho mostrando o que o negro se tornou nos EUA. O texto da obra diz mais ou menos isso:
“From Here I Saw What Happened… You Became a Scientific Profile / A Negroid Type / An Anthropological Debate / And a Photographic Subject / You became Mammie, Mama, Mother & then, yes, confident-ha / Descending the throne you became foot soldier & cook / You became Playmate to the Patriarch / And their daughter / Some said you were the spitting image of evil / You became an accomplice / Anything but what you were ha / You became the Joker's joke & … and I Cried”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário