domingo, 25 de abril de 2010

The Nightmare Project - Parte 1: A Nightmare on Elm Street


O primeiro Nightmare on Elm Street é excelente!!! E isso não é saudosismo da minha infância, é inquestionável!!! Está tem todas as listas dos melhores filmes de terror já feito e tem 95% no tomatometer! E olha que o filme tem vários defeitos... mas também foi nesse filme que somos apresentados a um dos vilões mais icônicos do cinema: Freddy Krueger!

Freddy é a razão para o filme (e a série) ser tão bom! Ele é uma das criações mais perfeitas do cinema, seu visual (chapéu, suéter vermelho e VERDE – não é preto! – e, principalmente a luva com facas nos dedos) é tão característico e icônico que quando se fala de Freddy Krueger, já temos uma imagem formada! Outra coisa sobre seu visual muito importante é que ele não usa máscara como seus “concorrentes” Jason, Michael Myers e Leatherface; e por isso ele tem expressões, o que é extremamente importante para um personagem tão sádico e sarcástico! E como já tinha dito no outro post, o fator de só atacar nos sonhos torna seus ataques inevitáveis e de certa forma surreais! E, além disso, não dá para ter controle dos sonhos, e o fato de não se ter controle é bem assustador!!!

Freddy Krueger foi um assassino de crianças na cidade Springwoods. Fui preso e logo libertado por burocracias do sistema judicial. Os pais revoltados de Elm Street os seguiram até uma casa de caldeiras abandonada e o queimaram vivo. Nos outros filmes descobrimos mais coisas sobre sua vida, mas vamos deixar para os posts de respectivos filmes! Anos depois, Freddy voltou a aparecer nos sonhos dos filhos das pessoas que o mataram para se vingar.

O primeiro filme é sombrio e escuro. O filme começa com um pesadelo da Tina, ela está numa sala de caldeiras, o lugar é sujo, escuro e enfumaçado. Freddy só aparece de relances, mas podem-se escutar suas unhas passando pelas tubulações, fazendo aquele barulho agoniante! E estranhamente também podem-se escutar carneiros (!?!?!?!); por sinal, não sei por que, tem vários carneiros nessa sala de caldeiras!!!! Bem surreal, não? Mas é só um sonho, não precisa fazer sentido! Provavelmente ela estava contando carneirinhos antes de dormir!!! Ela acorda gritando e percebe que tem quatro cortes em sua camisola! Sua mãe entra no quarto e fala que ela tem que escolher, ou ela para de ter pesadelos ou ela corta as unhas!!! (“Tina, you either gotta cut your fingernails or ya gotta stop that kind of dreaming. One or the other.”) Que mãe mais sensível!!!! E como se escolhe não ter pesadelos? Tenho certeza que ela ia preferir isso, porque no próximo pesadelo não é só a camisola dela que vai rasgar, e ela nem vai acordar...

O próximo pesadelo de Tina é bem melhor!!! E apesar de bem simples é uma das melhores mortes! (a melhor é a do Johnny Depp, aguarde um pouco!) O Freddy aparece mais, mas é sempre no escuro, claramente para disfarçar a maquiagem ainda não tão bem feita, afinal este é um filme de terror independente de 1984! A parte em que o tórax da Tina é cortado é bem mal feita, é claramente de plástico (não estou falando de silicone...)! Mas logo em seguida ela começa a voar e se contorcer no teto do quarto, essa parte é tão bem realizada que nos faz esquecer do boneco de treinamento de primeiros socorros que foi assassinado alguns minutos antes! Sem contar que essa cena é muito clássica!!!!

Algumas cenas com atores que não sabem interpretar depois, o namorado da Tina (Rob) está preso; a Nancy dorme na aula de inglês, revê a Tina - agora morta -, vemos Freddy em versão nerd-baranga, e a Nancy se queima... na aula de inglês! Depois a Nancy adormece na banheira. Nunca adormeci numa banheira, mas tenho uma questão técnica! Você adormeceu numa banheira, seu corpo desliza e sua cabeça vai para debaixo d’água, isso não te faz acordar?! Mas isso não importa porque a Nancy adormece na banheira e o Freddy tenta matá-la afogada! Isso que dá não escutar a mãe!!! Minutos antes, a mãe dela mandou tomar cuidado por que muitas pessoas morrem afogadas na banheira!!! As mães desse filme falam cada coisa...

Nancy finalmente tem uma idéia inteligente, ela vai dormir e pede para seu namorado, Glen (primeiro papel do Johnny Deep), para acordá-la se perceber algo estranho! Só que o imbecil dorme! E temos mais uma seqüência de sonho muito boa, tem Tina morta vomitando lacraia, escada grudenta, e Nancy percebe que Freddy vai matar Rob! A morte dele foi bem sem graça, foi enforcado no lençol, você consegue fazer melhor que isso Freddy!!!!

Nancy é forçada pela sua mãe a ir numa clinica de sono, onde seu cabelo fica com uma mecha branca, sofre um corte no braço e acorda com o chapéu do Freddy na mão! Agora sim a mãe dela se convence e conta a história do Freddy para ela, com direito a mostrar a luva do dele que ela deixa guardada no porão!!! A mãe dela deixa a arma de um serial killer que ela matou no porão de casa a alcance de qualquer um!!! Qual o problema das mães desse filme?!

Novamente Nancy tem uma boa idéia, como ela trouxe o chapéu do Freddy de seu sonho ela vai tentar trazê-lo, como já tinha dito antes ela não tem controle nos sonhos! E ela conta com a ajuda do Glen para fazer isso. Mas quando ela liga para casa do Glen, seus pais atendem e dizem que ele está dormindo e manda ela ligar depois! Logo depois o telefone dela toca e ela só escuta as unhas do Freddy, então ela arranca a linha do telefone! Só que ele toca novamente! Se seu telefone estivesse sem linha e tocasse, você atenderia? Eu não! Mas ela atendeu, e era o Freddy falando que agora ele era o namorado dela, e uma parte do telefone se transforma na boca dele e a lambe!!! Mais uma cena clássica!!!! E em seguida a melhor cena de todas!!! Uma das melhores cenas de morte do cinema: Johnny Depp é engolido pela cama, que regurgita litros e litros de sangue!!!! Uma cena fantástica, e incrivelmente bem feita levando em consideração a época e o orçamento do filme!

O resto do filme não é lá essas coisas. A Nancy constrói umas armadilhas para o Freddy incrivelmente rápida (mais ou menos o mesmo tempo que seu pai levou para subir as escadas da casa do Glen) e o trás para o mundo real! O Freddy no mundo real é mais ou menos igual o assassino do Pânico, ele tropeça, cai das escadas, apanha de uma adolescente assustada... bem patético! Freddy acaba conseguindo matar a mãe de Nancy numa cena ridícula que não merece nem ser comentada e reaparece para Nancy. E como acontece em todo final de filme de terror Nancy para de ter medo de Freddy e ele desaparece! Ela abre a porta e está um dia ensolarado sua mãe está a seu lado e seus amigos chegam de carro, é um final feliz até se perceber que o carro na verdade é o Freddy e a mão do Freddy puxar um boneco com as roupas da mãe da Nancy pela janela da casa!!!! É, o final é muito fraco...

Os efeitos do filme são bem legais levando em consideração a época e o orçamento. O mesmo não se pode dizer do elenco!!! O único realmente bom é o Johnny Depp! A mãe da Nancy chega a ser cômica! Era para ela ser uma alcoólatra, e parece mais uma senhora blasé que tomou tranqüilizante de cavalo! Ela está ridícula em todas as cenas!!!! A Nancy não fica muito atrás, mas o que me incomoda mesmo nela é o cabelo!!! Tem sempre uns fios revoltados na fronteira de sua testa com o cabelo. Não é nem uma franja, nem um topete e vai para todas as direções!!! Não sei se era proposital para ela parecer louca de não dormir ou os maquiadores estavam mais preocupadas com a maquiagem do Freddy!!! É simplesmente horrível!!! Bem que o Freddy podia dar uma de Edward Mãos de Tesoura e dar um jeito nesse cabelo!!!!

Concluindo, esse filme ganha cinco luvinhas! Um dos meus filmes favoritos com certeza! Infelizmente não posso falar o mesmo do próximo filme: Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge!

Um comentário:

  1. Pq essa mulher do poster ta parecendo o Brandon Frasier depois de uma surra?

    ResponderExcluir