terça-feira, 27 de abril de 2010

The Nightmare Project - Parte 2: Nightmare on Elm Street Part 2: Freddy's Revenge



OK, eu sei que é extremamente raro que uma seqüência seja tão boa quanto o original - ou ainda mais raro, melhor que o original (Poderoso Chefão 2, Supremacia Bourne, X-Men 2, Alien 2, O IMPÉRIO CONTRA-ATACA – Senhor dos Anéis não conta, é um filme só dividido em três partes! – consegue lembrar mais algum?..). E quando o original é tão magicamente perfeito como Nightmare on Elm Street, em que até os defeitos são bons, já se sabe que a seqüência não vai ser tão boa! Mas precisava ser tão ruim?!?!?!

Os outros filmes do Freddy também não são tão bons quanto o primeiro, mas Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors e New Nightmare são excelentes (possivelmente porque ambos contam com Wes Craven – diretor do primeiro e criador de Freddy Krueger – e Heather Langenkamp – a Nancy do original). E Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master, Freddy's Dead: The Final Nightmare e Freddy vs. Jason funcionam muito bem independentemente como bons filmes de aventura, fantasia e até mesmo comédia! O segundo simplesmente não funciona... Ele é o mais odiado pelos fãs e pelos críticos. Até eu com doze anos detestei, e olha que nessa idade eu gostava de qualquer porcaria!! É tão fraco que a última vez que tinha assistido esse filme foi com 12 anos, e eu tenho o DVD há cinco anos e nunca o assisti! (comprei a coleção completa, saía bem mais barato!!!)

A idéia do filme pode até soar interessante: um adolescente acaba criando um monstro para extravasar sua homossexualidade reprimida matando pessoas. Quase uma mistura de Clube da Luta com Brokeback Mountain; e convenhamos, é uma idéia bem ousada para o ultra conservadorismo de 1985! Sem contar que Slasher Movies é o gênero mais homofóbico do cinema (não lembro de ter visto nenhum outro que tenha algum personagem gay)! Nada disso é explicito, só fui notar essas coisas agora. Ninguém no filme cogita que Jesse é gay, e ele tem até uma namoradinha, mas é tudo muito gay! Porém é tudo tão mal realizado, que mesmo o maior militante da causa homossexual não ia querer ter nada relacionado com esse filme!!!!

E aí fica a grande pergunta: o que tudo isso tem a ver com Freddy Krueger?! Freddy é o monstro que ele se transformava para matar as pessoas! E é exatamente aí que temos um grande problema!!! É uma distorção tão grande a concepção original do personagem que chega a ser um insulto!!!! Para começar Jesse acaba de se mudar para a casa do primeiro filme, ou seja, ele não é um dos filhos da rua Elm (e como mais ninguém no filme sonha com Freddy, acho que não tem filhos da rua Elm no filme), portanto Freddy não tem poder nenhum sobre ele! Só morar naquela casa também não cria um link entre eles, muito menos que a casa não tem relação nenhuma com o Freddy, é só uma casa onde morava uma de suas vítimas! Além disso, na maioria das cenas Jesse não está nem dormindo, Freddy simplesmente o possui sem mais nem menos! E as outras coisas que acontecem na casa como se fosse assombrada (!?!?!) a casa está sempre quente, a torradeira pega fogo sem nem estar conectada na tomada, os passarinhos enlouquecem e atacam a família (pior homenagem a Pássaros já feita, Hitchcock deve estar se revirando no túmulo até agora!) e depois explodem!!!! Krueger controla fogo, sendo que fogo é o ponto fraco dele, por ter morrido queimado! FREDDY APARECE SEM SER NOS SONHOS!!! ELE MATA PESSOAS QUE NÃO SÃO FILHOS DA RUA ELM!!!!

Praticamente não há cenas de sonhos (!!!!!), uma das únicas é a primeira. Era a única cena que eu gostava quando tinha 12 anos, e quando estava revendo o filme e percebi que a cena é uma bosta já me preparei para o que estava por vir!! E a primeira cena – uma do ônibus escolar, bem famosa por sinal – é a melhor do filme!!!

Esse também é um dos poucos Slasher Movies protagonizados por um homem. E desses poucos que existem só o Friday the 13th Part VI: Jason Lives é bom, talvez por se tratar de uma parte de uma trilogia dentro da série. E é simples descobrir por que Slasher Movies protagonizados por homens não funcionam: homem não sabe gritar! Nightmare on Elm Street Part 2: Freddy's Revenge é uma excelente prova disso! Os gritos do Jesse são patéticos!

E não tem nada mais patético que o Jesse arrumando o quarto dançando com um óculos estilo Elton John!!! Acho que nunca senti tanta vergonha alheia na minha vida!

As cenas de morte são poucas e péssimas. A do professor de educação física acho é uma das piores da história do cinema. Ele encontra Jesse num bar gay tomando cerveja, e o leva para a escola para puni-lo com corrida (!!!!), de madrugada (!!!!). Enquanto Jesse toma banho (sim, ele está acordado), os equipamentos de educação física enlouquecem e umas cordas amarram o professor e o arrastam para o chuveiro (ele também está acordado e é velho demais para ser um filho da rua Elm)! Ele é amarrado, despido e um monte de tolhas começam a bater na bunda dele!!!! O Freddy fez a Tina se arrastar no teto, fez uma cama engolir o Johnny Depp (isso sem contar as mortes super criativas e elaboradas que estão por vir!), alguém acha que ele ia ficar dando toalhada na bunda de um cara?!?!? É praticamente uma cena de um filme pornô gay sado masoquista!!!!

A outra morte do filme, Jesse entra no quarto do seu “namoradinho” sabe-se lá como e implora para ficar por que ele já matou o professor e quase matou a irmã! Se alguém invadisse seu quarto à noite e te dissesse isso você o deixaria ficar? Grady deixou! Freddy faz uma cesárea de dentro para fora no Jesse, sai como se fosse o Alien da barriga dele e mata o Grady! O pior Freddy não está de luva, as laminas nascem dos dedos dele como um Wolverine dos infernos!!! Isso realmente me ofendeu!!!! A luva é a característica mais vital do Freddy, ao ignorá-la simplesmente o transforma em outro monstro!!!! Não é mais o Freddy...

Nem uma coisa que normalmente é melhor nas seqüências é bom nesse filme: os efeitos! É tudo muito mal feito!!! No final quando a Lisa vi atrás do Jesse/Freddy nas caldeiras aparecem dois cachorros de máscara!!! Espero que o PETA tenha tomado providencias contra aquela humilhação que os cachorros sofreram!!!! E por falar em final, eu odeio aqueles finais que o possuído consegue reverter a situação só por que a outra falou “eu te amo”, e esse consegue ainda ser bem pior!!!!

Pior filme da série e talvez pior seqüência da história!!!!! Ainda bem que Wes voltou para colocar a série nos eixos...

Um comentário: