sábado, 24 de abril de 2010

The Nightmare Project

Terminei de contar minhas peraltices na Disney, preciso de um novo projeto para meu blog! (meu projeto devia ser estudar, mas esse projeto é tão chato...) Não, não irei imitar Julie Powell e cozinhar todo o livro de Julia Child em um ano! (Meryl Streep já foi indicada ao Oscar pelo filme adaptado por esse blog...) Definitivamente não teria tempo para isso, muito menos dinheiro! E, além disso, se fosse fazer algo parecido seria com o livro do Jamie Oliver!!! (Será que a Meryl Streep ia ser indicada novamente ao Oscar se eu fizesse Johnny & Jamie – Jamie Oliver é homem e ainda assim acho que a Meryl Streep o interpretaria muito bem, Meryl Streep é foda!!!! Ela enche o Chuck Norris de porrada!!!!!!)

Como já disse não vou imitar a Julie Powell, mas isso também não quer dizer que eu não vou imitar ninguém... Para comemorar o lançamento de um dos filmes mais esperados do ano na semana que vem, o editor sênior do Rotten Tomates (um dos sites mais importantes de cinema) resolver assistir todos os Nightmare on Elm Street, um por dia até o lançamento do remake de Nightmare on Elm Street (esse é o um dos filmes mais esperados do ano que eu comentei algumas linha acima, ou você achou que era Iron Man 2?!?)! Então resolvi pegar minha coleção de DVDs de Nightmare on Elm Street (sim, tenho todos, inclusive os super crap ones Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge e A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child) e rever um por um e depois postar uma critica no meu blog!

Só não sei quão imparcial conseguirei ser, afinal Freddy é um dos meus melhores amigos de infância!!! Ele nunca tentou me matar, já sonhei com eles algumas vezes e ele sempre foi tão gente boa comigo. Num deles Freddy trabalhava de copeiro numa festa de natal na casa da minha avó, lembro claramente dele cortando o peru de natal com suas unhas!!! Teve um também em que ele matou uma gangue que tentou me assaltar!!! É, com certeza meus pais não colocaram fogo nele!!!!!

E por que Freddy Krugger é o serial killer mais legal de filmes trash adolescente dos anos 80? Vou usar uma teoria biológica para justificar minha resposta: estratégia de reprodução R/K. Em termos gerais, as espécies com estratégia demográfica de tipo seleção “R” exploram nichos ecológicos vazios, e produzem um elevado número de descendentes a cada ciclo reprodutivo, ainda que cada um tenha poucas chances individuais de sobreviver à idade adulta. Por contraste, as espécies com estratégia demográfica de tipo seleção “K” são tipicamente competidoras com outras espécies, em nichos já bem preenchidos, investindo mais numa descendência menos prolífica, com cada descendente tendo uma maior probabilidade de sobreviver à idade adulta. Ou seja, um reprodutor “R” presa pela quantidade, enquanto um reprodutor “K” presa pela qualidade. Esta mesma teoria se aplica muito bem aos filmes de terror típicos adolescentes surgidos no final dos anos 70, com auge nos anos 80. A única diferença é que ao invés de estratégia de reprodução, é estratégia de homicídio! Jason, Michel Myers e Leatherface são claramente matadores “R”. Já Freddy Krugger, por se alimentar de medo como um bom bicho papão, tem que “brincar” com suas vitimas antes de matá-las, por isso as cenas de mortes muito mais elaboradas, algumas até irônicas! Ou seja, Freddy presa pela qualidade de suas mortes e não pela quantidade como os demais!!!!!

E não é só isso, Freddy ataca nos sonhos! Ele tem liberdade poética para fazer o que quiser nos sonhos!!! Ele pode até transformar uma garota numa barata!! Seu único limite é sua imaginação... e um despertador!!!!

E também por só atacar nos sonhos Freddy resolve um problema básico desse tipo de filme: por que as vitimas não fogem!?!?! As pessoas desses gore teen movies estão, numa sexta-feira 13, num acampamento onde há exatamente vinte anos um grupo de amigos foi assassinado, na beira de uma mina onde ocorreu uma chacina construída em cima de um cemitério indígena, e quando metade de seus amigos aparece morto eles resolvem nadar pelados no lago ao invés de ir a policia ou simplesmente pegar o carro e fugir dali!! Essas pessoas merecem morrer!!!! Elas são burras!!!! Já as vítimas do Freddy não precisam ser tão burras (elas são, mas não precisam!!!), pois elas não tem como fugir dos sonhos mesmo!!!!!!

Mas o melhor do Freddy não é seu modus operandi ou sua fina ironia ao matar adolescentes burros, ele é o único serial-killer / monstro que tem sua própria musiquinha sinistra: “One, two, Freddy's coming for you. Three, four, better lock your door. Five, six, grab your crucifix. Seven, eight, gonna stay up late. Nine, ten, never sleep again.”

(Será que a Meryl Streep vai ser indicada a um Oscar ao interpretar uma dona de casa entediada que lê um blog ridículo escrito por um nerd que está com preguiça de estudar?)

2 comentários:

  1. Falando em personagens burros... vc viu que vão lançar uma segunda trilogia Pânico?

    http://ocapacitor.uol.com.br/cinema/nota-panico_tera_partes_4_5_e_6-2113.html

    Acho que a melhor coisa será poder ver a Neve Campbell novamente.

    ResponderExcluir
  2. Tinha visto que ia ter o 4, mas não uma nova trilogia!! A mae dela deve ter aprontado muito para ter tanto filme...

    Vai ser ótimo rever NC, e a Courteney Cox tb num papel descente, essa serie dela é MUITO ruim!!!

    Coincidência vc ter falado de Panico (que por sinal é do mesmo diretor!), ia citar a classica fala da NC e esqueci:
    Phone Voice: Do you like scary movies?
    Sidney Prescott: What's the point they're all the same, some stupid killer stalking some big-breasted girl who can't act who is always running up the stairs when she should be running out the front door, it's insulting.

    ResponderExcluir