sábado, 26 de setembro de 2009

Awkward Tiger, Giggling Dragon

(originalmente publicado 23 de abril de 2006)

Wow, mas um wow zen!!!

Essa semana recomeçaram as aulas na UnB. Como esse é meu ultimo semestre preferi pegar matérias tranqüilas como Pratica Desportiva Tai Chi. O que pode ser umas das matérias mais difíceis que eu já fiz, não por exigir muito intelecto, mas por duas razões: 1) como se concentrar e não passar a aula toda rindo? 2) como adquirir coordenação motora?

Pra começar, no primeiro dia, antes de qualquer "exercício" o professor falou de um tal general não-sei-o-que Pai só-Deus-sabe-o-que-mais. Como fazer pra não lembrar do genial Pai Mei? Na segunda aula foi pior!!! Ele falou pra pegar a energia da terra juntar com a do sol numa grande bola e finalmente colocar no seu chi (ou algo assim, aparamente localizado no abdômen). Além de mais umas coisas zen, que vão além da minha compreensão, como abraçar árvore e sentir-se como um bambu esvaziando todo seu interior, limpar a mente. Eu definitivamente não faço idéia de como esvaziar a mente. E pra falar a verdade nem quero, ia me sentir muito sozinho sem minhas vozes e pensamento insanos! Mas será que agora, finalmente, aprenderei a arrancar olho ou a técnica "five point palm-exploding heart"?

Se depender da minha coordenação motora: NÃO!!! O primeiro exercício até que consegui fazer, mas os outros... Eu não conseguia trocar de braço, virava pro lado errado, perdia o equilíbrio, ficava com vontade de rir entre outras coisinhas mais. Mas o mais difícil foi o bizarro passo!!! Abre as pernas, dobra os joelhos, encaixa o quadril (isso ainda não descobri nem o que é nem como se faz!), coloca o peso numa das pernas, vira o outro pé 45 graus e daí... me perdi!!! Eu sei que toda hora vc troca o peso de perna, arrasta outra, troca de novo, da um passo e muitas outras coisas. Isso sem contar que vc está “girando” uma bola de energia que vc pegou do sol e da terra! Se pra andar precisássemos de tanta coisa assim acho que ia precisar de cadeira de rodas!!!

Mas eu finalmente consegui entender pq todo mundo faz tai chi de olhos fechados, pra não rir!!! Esse semestre vai ser bem engraçado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário